quinta-feira, 30 de abril de 2009



Em reunião com associados da liga de quadrilhas juninas de João Pessoa, o presidente Edson Pessoa sugeriu a seus associados que assinassem um documento, no qual todos se propusessem ficar a disposição da liga para qualquer apresentação.
O motivo único da reunião deveu-se ao fato da Prefeitura Municipal ter negado o aumento do valor distribuído para as quadrilhas juninas, que por solicitação de Edson Pessoa seria aumentado para quatro mil reais. Com isso, os associados assinariam um termo de compromisso de não participarem de nenhum evento realizado pela Prefeitura, devendo todo e qualquer convite vindo da FUNJOP ser encaminhado à liga e somente com autorização participariam de algum evento, ficando proibido algo em contrário a essa decisão. Isso foi colocado de forma a parecer que seria em beneficio das quadrilhas juninas para que nenhuma se apresentasse mais que a outra.
O presidente da “Fazenda Lampião”, Leonilson Aquino, foi o último a ler o documento e o único a se recusar a assinar. Disse chumbinho que a “Fazenda Lampião” não recebia benefício nem fundo municipal de cultura e nem patrocinador, e que a “Fazenda Lampião” era patrocinada pelos próprios componentes.
Em resposta à decisão tomada por Chumbinho, o presidente da liga além de ter se manifestado contrário, proibiu que todas as quadrilhas juninas participassem do “Encontro da Fazenda Lampião”, que será realizado no próximo dia 30 de maio. Afirmou ainda que, se em algum lugar onde estivesse a “Fazenda Lampião” fosse se apresentar, se retiraria de imediato, ainda taxando de quinta categoria a quadrilha junina “Fazenda Lampião”.
Existem em média trinta e seis quadrilhas juninas afiliadas a liga, e de cada uma delas é descontado diretamente antes do repasse 10% (dez por cento) do dinheiro recebido da Prefeitura para os cofres da liga. Dinheiro esse que até hoje ninguém sabe qual seu destino, e mais ninguém além do senhor Damião da quadrilha “Fazenda Sertaneja”, do Alto do Mateus, questionou o destino do dinheiro, colocando por via judicial, o Presidente da Liga, Edson Pessoa, para que fizesse a prestação de contas. Devemos também informar que, se fosse aprovado à solicitação do Presidente da Liga, para que o valor do repasse fosse de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), ficariam as quadrilhas juninas obrigadas a pagar os mesmos 10%(dez por centos) já descontados.
Fica aqui o registro de indignação da Quadrilha “Fazenda Lampião” em relação ao comportamento do Presidente da Liga, que além de não ter sede própria, apesar de recolher mensalmente dinheiro de todas as quadrilhas juninas, proibiu a participação de outras quadrilhas no Encontro de Quadrilhas da Fazenda Lampião.
Aproveitando o espaço cedido pelos Quadrilheiros da Paraíba a Fazenda Lampião, gostaria de registrar o mais profundo agradecimento ao senhor Valter Pereira, Presidente da Federação dos Cultos Africanos, que gentilmente liberou o espaço para os ensaios da quadrilha, vale ressaltar que a Fazenda Lampião sobrevive da matéria humana que é a maior fonte de sustendo da quadrilha.
A seguir carta renuncia enviada por Leonilson Aquino, a liga de quadrilhas de João Pessoa.

QUADRILHA JUNINA FAZENDA LAMPIÃO
( CORONÉ CHUMBINHO ) CARTA RENUCIA É ATRAVÉS DESTA QUE A FAZENDA LAMPIÃO, VEM TORNAR PÚBLICO AOS ASSOCIADOS PRESIDENTE E DIRETORES DA LIGA DAS QUADRILHAS JUNINAS DE JOÃO PESSOA, QUE A NOSSA QUADRILHA ACIMA CITADA QUE TEM COMO COORDENADOR O Sr. LEONILSON AQUINO, QUE APARTIR DESTA DATA 23 DE ABRIL DE 2009 NÃO MAIS FAREMOS PARTE DO QUADRO DE ASSOCIADOS DESTA ENTIDADE. FICANDO ASSIM UM GRUPO CULTURAL INDEPENDENTE. OUTRO SIM AGRADEÇO A COMPREENSÃO DE TODOS.

JOÃO PESSOA 23/04/09
Leonilson Aquino
CHUMBINHO

domingo, 26 de abril de 2009

Só Deus Cala a Minha Voz

Cheiro de Menina

E nóis não meche com ninguém
Nem mete a mão em cumbuca
Quem mandou você brincar
Se arriscar de cutucar a fera com vara curta

É que nóis tava bem quietinho
Pra que tu veio mexer com nóis
Agora agüenta aí, vocês vão ter que me engolir
Só Deus cala a minha voz...

Não se incomode com minha vida pra não esquecer da sua
De tanto você falar, de roer, de cutucar... já ta no mundo da lua

É que talento não se compra e pra quem tem é coisa rara
Pode até me copiar que eu não vou me incomodar
Respeito as cara

Minha pegada é segura e eu sou parada dura, osso duro de roer
Eu sou água de enxurrada, chuva forte, trovoada
E outro igual ta pra nascer

E nóis não meche com ninguém
Nem mete a mão em cumbuca
Quem mandou você brincar
Se arriscar de cutucar a fera com vara curta

É que nóis tava bem quietinho
Pra que tu veio mexer com nóis
Agora agüenta aí, vocês vão ter que me engolir
Só Deus cala a minha voz.


Vicente Nery e Forró Cheiro de Menina - Só Deus cala a minha vóz

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Fazenda Lampião de Volta Para Casa!!!

É assim que os componentes da Fazenda Lampião definem a sua volta a Federação de Cultos Africanos, local de ensaios da quadrilha junina a partir do próximo sábado dia 11 de Abril a partir das 20:30 hs Fazenda Lampião não ensaiava na Federação desde 2006 seus componentes e organizadores não viam a hora de volta os ensaios na federação no qual seus idealizadores consideram uma segunda casa para quadrilha junina.

Muito feliz com conquista o Coronel Chumbinho, cuidou pessoalmente de enviar mensagens para seus componentes e amigos a mensagem dizia.

“OI AMIGO! O BOM FILHO A CASA RETORNA, ESTAREMOS DE VOLTA A FEDERAÇÃO APARTIR DE SÁBADO APAREÇA
PARA REGISTRA ESTE MOMENTO UM ABRAÇO.

Está foi a mensagem enviada pelo Coronel Chumbinho para seus componentes e amigo, agora a ansiedade fica só pra o encontro que acontecerá no mês de maio.

O encontro ainda não tem data definida mas é um dos encontros mais tradicionais e esperados pelos quadrilheiros de toda João Pessoa, além das quadrilhas de toda a grande João Pessoa, um publico todo especial espera para prestigiar esse encontro.

Lembrando a todos os ensaios da Fazenda Lampião serão realizados todos os finais de semana a partir dás 20:30 hs na Federação dos Cultos Africanos situado a Rua. Josefa Taveira, no Bairro de Mangabeira em frente ao posto Caioca.


quinta-feira, 2 de abril de 2009


A Fazenda Lampião traz este ano 3 destaques: Os Noivos (o tradicional casal de branco) a Rainha da quadrilha( que traz a faixa de majestade da quadrilha de 2009) e por último e nao menos importante, este ano a Lampião traz de volta os seus cangaceiros Lampião e Maria Bonita, que enfatizarão o xaxado na apresentação da quadrilha (mostrando o verdadeiro xaxado da Paraíba).
Todos estes destaques são escolhidos por méritos, como: disciplina, responsabilidade e determinação; e os mesmos, dançam em seus determinados locais de ensaio, seja na frente da quadrilha, no meio ou até mesmo atrás.
Sobre tudo isso, temos um pensamento a você leitor:
Não é uma roupa que faz de você um "destaque" mas sim você quando se destaca na vida pelas suas conquistas, suas vitórias e até suas derrotas.